Voltar

Alex de Souza, Marcella Alves e Mestres Guilherme e Gustavo palestram para alunos e acadêmicos da instituição a convite do Observatório de Carnaval

 

A convite do Observatório de Carnaval da UFRJ, Alex de Souza, Marcella Alves Gustavo Santos e Guilherme Oliveira, estão representando os Acadêmicos do Salgueiro em mais uma edição da Semana de Carnaval e Empreendedorismo da instituição. O convite para ministrar palestras e oficinas surgiu justamente por conta da relevância do trabalho dos profissionais da Academia do Samba para a maior festa popular do país.

O Observatório de Carnaval (OBCAR/UFRJ) é um grupo de pesquisa que tem por principal objetivo fomentar o diálogo entre a universidade e as escolas de samba. O projeto promove diversas  ações que entrecruzam os saberes acadêmicos às sabedorias da ordem carnavalesca a partir de encontros com profissionais do Carnaval e de pesquisas na área.

A “Semana de Carnaval e Empreendedorismo” é um evento que visa colocar em debate o carnaval como profissão em diferentes possibilidades, da gestão administrativa até as criações artísticas de dança, sonoridade e visualidade. Profissionais do Carnaval foram convidados para uma experiência de conversa e prática sobre a manifestação carnavalesca e seus empreendimentos.

Alex de Souza, por exemplo, irá participar de um encontro de carnavalescos enquanto os mestres Guilherme Gustavo darão uma palestra sobre a gestão da Furiosa e uma disciplina de percussão.

– Para nós é muito gratificante receber este convite da OBCAR, principalmente porque estreamos faz muito pouco tempo no Carnaval e estamos tendo a liberdade de implementar um trabalho diferente dentro do nosso segmento. Ver como isto já está repercutindo nos incentiva ainda mais a colocar as ideias que ainda estão no papel em prática, comenta Guilherme.

Já Alex, que assina seu terceiro trabalho na vermelha e branca, acredita que discussões em ambientes acadêmicos sempre são produtivas para engrandecer a festa.

– Estar com outros profissionais falando sobre o nosso trabalho, sugere uma maior valorização do artista, do que pensamos e de como podemos executá-lo. Gosto bastante deste tipo de encontros, diz Alex

 


Comentários...


  • Compartilhe:


Você também vai gostar de ver...

  • Workshop de samba no pé e desapego de “roupas de pinta” movimentam a quadra nesta quarta e quinta

    18/02/2020

  • Coreógrafo do Salgueiro emagrece 15 quilos para o desfile

    18/02/2020

  • Salgueiro encerra temporada de ensaios nesta quinta com Baile à Fantasia

    17/02/2020

  • Salgueiro 2020: entrega de fantasias começou nesta terça. Confira o calendário

    12/02/2020

Voltar