Voltar

Lei nº 8.157/2023 foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira

Se estivesse vivo, Mestre Louro teria completado na última quinta-feira, 2 de novembro, 75 anos, sendo 30 deles, dedicados à Bateria do Acadêmicos do Salgueiro. A Furiosa.

De onde ele estiver, certamente, está comemorando o presente que ele e todos os apaixonados salgueirenses receberam nesta quarta-feira, 8. A bateria Furiosa foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Rio. A iniciativa do vereador Marcos Braz (PL), a Lei nº 8.157/2023 foi publicada no Diário Oficial do Município de hoje.

A Furiosa tem 70 anos de história e já foi consagrada com sete Estandartes de Ouro e várias outras premiações. O marcante ritmo salgueirense tem o tarol como instrumento de identidade.

Hoje, a Furiosa é comandada por duas crias do Morro do Salgueiro: mestres Guilherme e Gustavo. os irmãos, de DNA genuinamente vermelho e branco, cresceram na Academia do Samba e estiveram por anos à frente da Bateria Furiosinha, do Aprendizes do Salgueiro. Filhos do saudoso tio Tuninho, um dos maiores ritmistas da escola, os dois mestres mergulharam no mundo da música e se aperfeiçoaram como gigantescos percussionistas e produtores musicais, orgulhando imensamente a Família Salgueirense. Os dois levam o ritmo do Torrão Amado para os quatro cantos do mundo.

Para o vereador, Marcos Braz, o título se deve também ao trabalho realizado durante todo o ano pelos mestres Gustavo e Guilherme e toda a direção da escola de samba na valorização de seus ritmistas.

“O árduo trabalho dessa grande orquestra popular durante todo o ano que se traduz em um ritmo firme, cadenciado, cheio de ginga no desfile na avenida, se revela em um verdadeiro patrimônio cultural de valor único”, disse.

No próximo sábado, 11, a Bateria Furiosa será homenageada pela diretoria salgueirense durante mais uma edição do “Salgueiro Convida”, na quadra da Academia do Samba, no Andaraí. Na ocasião, será inaugurado o novo paredão Instagramável da sala de instrumentos, grafitado pela artista Rafa Mon.

Na posição de uma das mais consagradas muralistas do mundo, Rafa Mon trouxe a arte urbana para as paredes da Academia do Samba, em parceria com a Bateria Furiosa.

A artista começou com um painel interno que traz os mestres Guilherme e Gustavo destacados em meio a diversos tons de vermelho e um painel em homenagem aos povos indígenas na entrada da sala, que promete se tornar o lugar mais fotografado da quadra.

No próximo sábado, 11, o Salgueiro Convida conta com a participação da coirmã Unidos da Tijuca. Os portões da Academia do Samba abrem às 20h30.

Sobre a Bateria Furiosa:

Nome de uma orquestra de percussão que pulsa em vermelho e branco. É o ritmo salgueirense que chega para abalar no sagrado terreiro do carnaval. E quando vem… não há quem consiga ficar parado.

Quando se ouve a nossa bateria, surge em forma de ritmo, um patrimônio cultural de valor único, forjado na batida do Alujá, o toque sagrado de Xangô, orixá padroeiro do Salgueiro. Um ritmo firme, cadenciado, cheio de ginga. O corpo responde, em louvação.

É a Furiosa, bateria que tem Lourival Serra, nosso inesquecível Mestre Louro, como seu maior nome. É a batida de um coração que explode cada vez que ela se posiciona na avenida e abre os caminhos para o nosso cortejo africano que desfila todos os anos.

Carnaval 2024:

Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami.

Serviço: Salgueiro Convida UNIDOS DA TIJUCA

Data: sábado, 11 de novembro
Horário: a partir de 20h30
Atrações: Grupo Nosso Foco, Elenco Show do Salgueiro e Unidos da Tijuca
Valor: R$40 (pista); camarotes a partir de R$800 para 15 pessoas
Informações e vendas de camarotes: telefone (21) 3172-0518 ou (21) 97453-1669
Classificação : 18 anos


Comentários...


  • Compartilhe:


Você também vai gostar de ver...

  • Flavia Saolli, Pagode do Adame e Thiago Soares animam edição de maio da Feijoada do Salgueiro

    20/05/2024

  • Aprendizes do Salgueiro concurso para escolha do novo Carnavalesco

    14/05/2024

  • Acadêmicos do Salgueiro realiza campanha de arrecadação de doações ao Rio Grande do Sul

    10/05/2024

  • Conheça Lunna Beatriz, atração da edição de maio do Circuito Salgueirense de Botequins

    03/05/2024

Voltar