Voltar

Ministra dos Povos Indígenas aceitou o convite do presidente André Vaz e estará na Marquês de Sapucaí no próximo domingo, 21, para participar do ensaio técnico da agremiação

O Acadêmicos do Salgueiro recebeu na tarde deste sábado, 13, a confirmação da presença da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, no desfile oficial da agremiação, que neste Carnaval vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo “HUTUKARA”, desenvolvido pelo enredista Igor Ricardo e pelo carnavalesco Edson Pereira. A vermelho e branco fará uma defesa do povo Yanomami, reivindicando o fim da crise que ameaça a sobrevivência dos indígenas.

O convite oficial à ministra foi feito pelo Presidente André Vaz. Ela aceitou participar como destaque no desfile da escola, no dia 11 de fevereiro. Além da participação no desfile, Guajajara confirmou que estará no Rio no próximo fim de semana, também participando do ensaio técnico do Salgueiro, na Sapucaí, no próximo domingo, 21.

Para André Vaz, a presença da ministra na Academia do Samba reforça o manifesto salgueirense em prol dos povos indígenas, em uma das maiores representações culturais do mundo:

“A presença da Sonia em nosso desfile traz um impacto significativo ao chamar a atenção para as questões indígenas, aumentando a conscientização sobre os desafios enfrentados por essas comunidades. A visibilidade em um evento de grande magnitude como o desfile das Escolas de Samba é uma oportunidade para amplificar as vozes e chamar atenção para as demandas dos povos indígenas no Brasil.”, destaca o administrador.

Ao longo da semana, a agremiação e a pasta vão alinhar a visita oficial da ministra às dependências da escola.

Carnaval 2024:

Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami.


Comentários...


  • Compartilhe:


Você também vai gostar de ver...

  • Flavia Saolli, Pagode do Adame e Thiago Soares animam edição de maio da Feijoada do Salgueiro

    20/05/2024

  • Aprendizes do Salgueiro concurso para escolha do novo Carnavalesco

    14/05/2024

  • Acadêmicos do Salgueiro realiza campanha de arrecadação de doações ao Rio Grande do Sul

    10/05/2024

  • Conheça Lunna Beatriz, atração da edição de maio do Circuito Salgueirense de Botequins

    03/05/2024

Voltar