O grupo musical da Velha-Guarda Acadêmicos do Salgueiro

Foi fundado em 1980 por Jorge Cardoso e as irmãs Mocinha e Caboclinha, filhas do compositor Birolha, reunindo cantores e compositores ligados à tradição e a história da Vermelho e Branca da Tijuca. A formação inicial do grupo contava ainda com as Tias Zezé e Tia Neném, Geraldo e Zedi.

Durante a década de 80, o grupo fez diversas apresentações pelo país, mas encerrou suas atividades em 1990. Em 2000, a Velha-Guarda Show retornou aos palcos, após o lançamento do CD “Velha-Guarda do Salgueiro”, pela Sum Records, através do qual apresentava sambas exaltando a escola, como Lá Vem Salgueiro, Remando Contra a Maré, Salgueiro Vermelho e Branco e Ser Feliz é ser Salgueiro, gravadas de forma contagiante.

Em 2003, com uma nova formação – João da Valsa, Mocinha, Cláudio Sargento, Flávio Oliveira, Bombeiro, Curumim, Ieda Maranhão e Caboclinha -, a Velha-Guarda do Salgueiro lançou um novo cd, produzido por Josimar Monteiro e lançado pela gravadora Lua Discos, em comemoração ao 50 anos da fundação do Salgueiro. No cd A Velha-Guarda do Salgueiro, apadrinhado pelo cantor e compoitor Gabriel, O Pensador, o grupo fez a revisão da obra de compositores importantes da escola, entre eles, Geraldo Babão, Nei Lopes, Dauro do Salgueiro, Antenor Gargalhada, Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira. Gravado ao vivo na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, o cd trouxe grandes sambas de enredo da Academia, como Quilombo dos Palmares, Xica da Silva, Bahia de todos os deuses, Festa para um rei negro, (mais conhecido como Pega no Ganzê) e sambas de compositores salgueirenses, como 1.800 Colinas (Gracia do Salgueiro), Viola de maçaranduba (Geraldo Babão), Água do rio (Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira), Na beira da praia (Eden Silva e Anibal Silva) e Raio de luar (Dauro do Salgueiro e Nei Lopes).

Em 2004, o grupo foi indicado ao Grammy Latino, o Oscar da música e considerado o maior prêmio de música da América Latina, na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode. Atualmente, a Velha-Guarda Show do Salgueiro é composta por Zequinha, Caboclinha, Claudio Sargento, Mocinha, Bombeiro, Aurea, Lisbeth Nunes, Graça Rangel e Flávio Oliveira.

Contatos: www.flavioliveira.com
contato@flavioliveira.com
(21)996890775
 

  • Compartilhe: