Voltar

Vermelha e branca optou por evento aberto a toda a comunidade para lançar a sinopse de Hutukara, enredo da escola para o próximo carnaval.

Uma pesquisa elaborada que contou com a consultoria de lideranças Yanomami e pronta para inspirar os compositores da Academia do Samba para o Carnaval 2024. Nesta energia que emana dos povos originários, os Acadêmicos do Salgueiro lançam em evento aberto para toda a comunidade, o “Manifesto Salgueiro Terra Livre”, sinopse do enredo com o qual a escola pretende disputar o décimo campeonato de sua história defendendo os indígenas brasileiros através da mitologia deste povo rico em cultura e tradições.

A apresentação da sinopse acontecerá na próxima quarta-feira, 31 de maio, a partir das 20h, carregada de referências que servirão de base para que “Hutukara” seja um desfile que marcará a passagem da agremiação que, ao longo de 70 anos de existência, consagrou-se como referência em levar enredos que marcam pela sua relevância cultural no Carnaval.

O tema, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira e pelo enredista Igor Ricardo, referenda a importância dos povos originários, representados pelos Yanomami e faz coro com o movimento “Acampamento Terra Livre” (ATL), que ocorreu em abril, em Brasília, quando cerca de seis mil indígenas se reuniram na Praça da Cidadania para destacar a demarcação de terras como ação prioritária para a garantia dos direitos originários no país . A ideia da escola com o “Manifesto Salgueiro Terra-Livre” é mobilizar os componentes dentro do pensamento de proteção aos direitos e demandas dos indígenas.

Disputa de Samba

A disputa de samba-enredo no Salgueiro será aberta a todos os compositores interessados. Ou seja, integrantes de outras agremiações, de outros estados, novos talentos, e mais poderão inscrever suas obras no concurso. O calendário e as regras da disputa serão divulgados em breve através dos canais oficiais da agremiação.

Serviço: Manifesto Salgueiro Terra-Livre

Endereço: Rua Silva Teles, 104

Dia: quarta-feira (31/05/2023)

Horário: 20h


Comentários...


  • Compartilhe:


Você também vai gostar de ver...

  • Sandro Luiz leva cânticos umbandistas ao palco do Acadêmicos do Salgueiro com show ‘Tem que ter fé’

    14/06/2024

  • De corpo fechado: Acadêmicos do Salgueiro entrega sinopse em noite marcada pela emoção e espiritualidade

    06/06/2024

  • Concurso “Carnavalesco Aprendiz!” para revelar novo talento do Aprendizes do Salgueiro avança com 15 jovens para a etapa final

    31/05/2024

  • Acadêmicos do Salgueiro participa da confecção de tapetes de Corpus Christi na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

    31/05/2024

Voltar