Voltar

Nesta sexta-feira, o G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro divulgou as alas disponíveis para a compra, destinadas aos apaixonados salgueirenses que, por algum motivo, não podem participar dos ensaios da comunidade.

As informações sobre como efetuar a reserva e adquirir as fantasias podem ser obtidas por meio do telefone (21) 96745-6317, com a responsável Carolina.

A seguir, encontram-se as descrições de cada fantasia e sua posição no desfile.

Ala 18 – A arte de Joseca Yanomami

O quarto setor do desfile do Salgueiro mostra como a arte/beleza Yanomami vem ganhando o mundo. Um dos notórios artistas da Terra Indígena é o homenageado desta ala. Joseca foi o primeiro estudioso de línguas e professor da comunidade Watorikɨ. Desde 2014, ele também ilustra vários livros sobre as tradições de seu povo publicados pela Hutukara Associação Yanomami. Em seus desenhos, Joseca Yanomami expõe meticulosamente entidades, lugares e eventos evocados pelos mitos e cantos xamânicos que ouviu desde a infância, mas também por cenas da vida cotidiana na floresta. A fantasia é inspirada na exposição “Árvores”, exposta em países da Europa, Ásia e Américas.

Ala 24 – Guarani Kaiowá

O respeito aos povos originários passa pelo reconhecimento de quem eles são verdadeiramente. O último setor do desfile do Salgueiro traz indígenas de cada uma das regiões do Brasil que também lutam por sobrevivência. Nesta ala, os componentes representam, simbolicamente, os Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste). A fantasia destaca o uso do mbaraka (chocalho), um instrumento musical sagrado usado em diversos rituais. Tais cerimônias são conduzidas pelos ñanderu, que são líderes e orientadores religiosos, e contemplam necessidades corriqueiras como colheita da roça, ausência ou excesso de chuva. A cada verso entoado pelo ñanderu, a comunidade o repete, sempre acompanhados pelos mbaraka confeccionado e usado por homens.

O Salgueiro será a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval, 11 de fevereiro. Com o enredo intitulado “HUTUKARA”, traz como mensagem central a defesa dos povos originários através da mitologia Yanomami.


Comentários...


  • Compartilhe:


Você também vai gostar de ver...

  • Demerson D’Alvaro viverá Oxóssi em show de Sandro Luiz na quadra do Acadêmicos do Salgueiro

    20/06/2024

  • Hutukara: enredo do Salgueiro ganha Oscar da publicidade mundial em Cannes

    20/06/2024

  • Sandro Luiz leva cânticos umbandistas ao palco do Acadêmicos do Salgueiro com show ‘Tem que ter fé’

    14/06/2024

  • De corpo fechado: Acadêmicos do Salgueiro entrega sinopse em noite marcada pela emoção e espiritualidade

    06/06/2024

Voltar